sábado, 4 de julho de 2015

INVENCÍVEL: Uma história de persistência e algo mais...

RESENHA

Louis Zamperini foi um esportista e veterano de guerra que sobrevive a dois anos de prisão no Japão, em 1940. A história deste americano naturalizado - ele é italiano - tinha que virar um filme. Angelina Jolie, a embaixadora da ONU, também pensou assim. E assim o fez. 

O filme com título original Unbroken mostra além de fatos históricos da guerra entre os EUA e Japão, uma história verídica de um medalhista olímpico que ao ser convocado para a guerra, tem o seu avião abatido e passa 47 dias no mar, à espera de um salvamento com mais 2 companheiros que junto com ele sobreviveram à queda. Depois de muita tensão - luta por sobrevivência entre tubarões, falta de água e comida, acomodados em dois botes salva-vidas pequenos - o resgate finalmente chega, mas pelas mãos do inimigo: os japoneses.

A partir disso então, Zamperini e Phil (o outro amigo não conseguiu aguentar e morreu em alto mar) são levados como prisioneiros de guerra  e torturados brutalmente. A maior parte do filme passa-se neste cenário de medo, tortura, violência e que o protagonista vence a todas as barreiras e adversidades pensando sempre na família e nas palavras de seu irmão que sempre dizia a ele: "Você é capaz! Você pode tudo!"

É evidente que a produção coloca um personagem bem fiel ao título pois Zamperini não se deixa abater com facilidade em nenhuma das situações. É ele quem sempre anima os companheiros e mostra a eles que devem persistir e nunca desistir. Fica a dúvida se realmente o verdadeiro Zamperini, que morreu aos 97 anos no ano de 2014, realmente era essa rocha maciça, inviolável, que passa por tanto sofrimento sem se deixar abater. Se foi assim mesmo, é um caso mais que impressionante. Mas, só por saber que Zamperini passou por tantos horrores da guerra e sobrevive a tudo, já é um mérito! Certamente muitos outros sobreviventes teriam relatos emocionantes e fatídicos dos quais também seriam dignos de honra.

Talvez, pensando neste sentido, alguns diretores de histórias tão fantásticas como esta deveriam refletir que a história real por si só já convence sobre a invencibilidade do herói. Não é preciso incrementar com cenas quase surreais. A própria mostra da realidade já nos choca, como expectadores. Não é preciso fazer do protagonista um herói inalcançável e inatingível. Da mesma forma o vilão já tem esta alcunha pelas atrocidades cometidas. Mas os atores Jack O'Connel e Miyavi desempenham o papel maravilhosamente bem.  

Zamperini é um herói, sem dúvidas! O filme é excelente para nos fazer conhecê-lo e aos americanos para relembrar que muitas vidas passaram pelos horrores da guerra como homens invencíveis. Alguns sobreviveram. Muitos não! 
(Alde Maller/2015)

Nenhum comentário: