quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

O PROJETO ROSIE

(AUTOR: GRAEME SIMSION)

Não foi o melhor livro que já li na minha vida, mas sem dúvidas dos últimos lidos foi um dos mais divertidos! Divertido no sentido de me emocionar com a narrativa do personagem principal a ponto de discutir com ele as decisões que ele tomava sobre sua vida. (é, eu sou assim... discuto com o personagem o tempo todo). Don Tilmann, australiano, 39 anos, professor universitário, não está nem um pouco satisfeito com sua vida amorosa. Aliás, esta é a única área que ele não tem controle. Todas as outras áreas de sua vida são extremamente, milimetricamente programadas e executadas com perfeição. Nada pode sair do seu controle. E, se, isso acontecer, Don reserva alguns minutos para pesquisar cientificamente sobre esse fenômeno. A genética, objeto e formação de estudo de Don, explica tudo. Ou quase. O grande problema surge quando ele percebe que sua incapacidade em arrumar uma companheira pode ser resolvido eficazmente através de um Projeto que ele nomeia de Projeto Esposa. Ele cria então um questionário extenso com perguntas que segundo ele filtrarão aquela que mais se adequa ao seu perfil e gosto. Ele coloca critérios que definirão uma candidata perfeita ao seu estilo: não pode ser fumante; não pode se atrasar por mais de cinco minutos a um encontro ou compromisso; ou ainda, não pode usar muita maquiagem. Assim, ele começa sua busca por uma mulher ideal. 
Claro, que toda essa procura, mexe um pouco com o seu horário já estabelecido há tanto tempo, mas ele consegue encaixar sem maiores problemas. Don, não tem muita facilidade em lidar com os outros. Ele se declara com problemas sociais, acha os outros estranhos e não consegue estabelecer um vínculo de amizade, a não ser pelo casal Gene e Claudia, amigos preciosos, aos quais ele mostra o questionário eliminatório. O casal dá suas observações, convencem-no de que algumas perguntas são muitas invasivas e desnecessárias e Don então começa a praticar a sua pesquisa e projeto em andamento.
O objetivo é achar uma mulher que seja totalmente compatível ao seu estilo de vida e propósitos. Com toda essa pesquisa, planejamento e organização parecia ser algo extremamente fácil. Mas a tarefa aos poucos mostra-se muito difícil! E quando tudo parece comprovar a incompatibilidade de gênios, surge Rosie Jarman. Uma moça nada compatível e não adequada ao Projeto Esposa. Rosie fuma, não obedece a regras e horários e ainda só come peixe se for de origem sustentável. E além disso, ela tem alguns problemas para resolver, como achar quem é seu verdadeiro pai. Don, por alguns momentos, abandona o Projeto Esposa, que segundo ele já não está indo muito bem mesmo, para ajudar Rosie com o Projeto Pai. A partir daí, os dois se envolvem na procura nada fácil, mas envolvente. Tão envolvente que Don nem percebe que Rosie aos poucos faz parte de sua vida sem nem mesmo ele se dar conta disso. E ao mesmo tempo Rosie conhece um homem diferente de todos aqueles que já magoaram-na um dia.

Como eu disse não foi o melhor livro do gênero, mas me surpreendeu. Nunca tinha lido nada deste autor. Mas o personagem me cativou o tempo todo. Apesar de que ele se mostrava frio, sistemático e irritantemente organizado, as falas, as tiradas dele me impressionavam o tempo todo. A inteligência e argumentos dele em relação às pessoas consideradas "normais" me deixou satisfeita e ao mesmo tempo pensativa sobre a forma como enxergamos o diferente e como somos seletivos e por que não maldosos em nossas escolhas. Don conseguiu me provar que conseguiu muito mais mudanças, as quais ele detestava, não tolerava do que eu tenho feito em  minha vida considerada padrão. Ele enxerga com rapidez a necessidade de se ajustar, de se adaptar e ter um perspectiva diferente de tudo aquilo que ele programara para si. Rosie, certamente é a grande responsável por esta mudança, mas sem dúvidas, para mim, o favorito é Don. Creio que ele muda muito mais a personagem (Rosie) do que ela a ele. É perceptível que o autor sugere que um precisa do outro para ser mudado. Um precisa do outro para ser completo. 

Amei também a forma como ele dá uma lição de fidelidade a quem se ama para o amigo Gene. Gene é o cara! Aquele que consegue com muita facilidade enredar todas as mulheres que o cercam, mesmo sendo casado com uma mulher maravilhosa, que é Claudia, amiga que ajuda muito Don. O desfecho para Gene e Claudia foi divertido demais ler. 

Não se encontram mais homens como Don com tanta facilidade. Por isso ler este livro, narrado pelo próprio Don é sem dúvidas cativante pois o personagem consegue aos poucos se despir com uma sutileza e leveza que também não se encontram com tanta facilidade na vida real. O autor, Graeme, consegue narrar de uma forma tão divertida e leve que já nas primeiras páginas eu almejei assistir a um filme dessa história. Terminar o ano com uma leitura assim, foi um presente ótimo!    
(Alde Maller/2014)

FICHA TÉCNICA
ISBN: 9788501402219
Tradutor: Ana Carolina Mesquita
Capa: Carolina Vaz
Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Record


Nenhum comentário: