sábado, 8 de março de 2014

AH! ESTE SILÊNCIO...

UMA CRÔNICA DA INDIGNAÇÃO...

Concordo em gênero, número e grau com a Morte, personagem narradora do livro maravilhoso "A menina que roubava livros": “Uma última nota de sua narradora: Os seres humanos me assustam.” Cada vez mais, olhando as notícias, verificando algumas posições, observando o apoio de gente a políticos que se dizem cristãos, ouvindo filhos que não são orientados pelos pais e que se sentem cada vez mais perdidos dentro das escolas, sem discurso ou reproduzindo sem nenhuma reflexão, posicionamentos de 'artistas' que não têm nada a oferecer. E por inúmeras vezes nem a música é de qualidade! Chega a ser deprimente! Atitudes de pessoas que se juntam com o intuito de se divertir, apoiar o seu time, e ainda manifestam o sentimento racista de forma tão rude e mesquinha. Ter que, em pleno século 21, ver as lágrimas de um juiz de futebol, almejando que no futuro seu filho não tenha que passar pelo que ele está passando pois é "algo muito ruim". Isso em plena semana em que um filme ganhou o óscar de melhor filme com o tema dos abusos da escravidão e dos pensamentos racistas e bestiais. Além da Morte (a personagem), lembrei-me também de outra frase, que ainda é tão contemporânea: "O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética... O que me preocupa é o silêncio dos bons." (Martin Luther King) Ela realmente tem razão: "o ser humano me assusta". Inclusive a mim mesma, que tenho silenciado diante de tantas atrocidades e de certa forma me conformado com o mundo que está a minha volta. Não posso crer que a geração de agora, assistida pela geração não tão passada assim (alguns pais de alunos meus são mais novos que eu) espalham, compartilham sem nenhuma crítica a insensatez massificada de tantos. Não falo apenas de mau gosto! Refiro-me a aspectos simples como ter noção e bom senso! 
Veio-me uma palavra a mente: Idiota! Mas a concepção da palavra, que outrora tinha um significado positivo e que depois foi transformada para o uso pejorativo e que nestes tempos caberia bem, não me confortou! Quando então, na minha ânsia em saciar esse profundo vazio social, deparei-me com a explicação da psicologia sobre a IDIOTIA! O indivíduo que sofre desse mal, tem suas funções e capacidades vitais diminuídas, num estado semelhante ao coma. Não me senti confortada! Mas explicou muita coisa!
(Alde Maller - 08/03/14)

Nenhum comentário: