sábado, 20 de julho de 2013

EU ESTAVA LÁ... PERIPÉCIAS DE UMA BRASILEIRA EM OUTROS PAÍSES (5.ª parte)

Como eu disse na 4.ª parte desse relato, foram momentos complicados, mas que se dissiparam pelo que estava por vir. Nada poderia tirar o brilho do tão esperado. Em cima das montanhas, eu vi a primeira poça d'água gelificada! Só isso quase me encheu os olhos de lágrimas. Eu veria neve pela primeira vez na minha vida! Quando em Curitiba nevou, 1975, eu não lembrava, era muito pequena. Agora eu teria a oportunidade de presenciar esse fenômeno da água em estado sólido tão de perto. Sabe quando você assiste a filmes que aparece a imensidão do gelo, pessoas de casacos, carros limpando as ruas, você sabe que existe, mas não tem a dimensão. Eu sou igual a Tomé! Preciso ver para fazer sentido! Aos poucos a paisagem foi modificando. O ônibus em que viajávamos, percorreu uma longa estrada, reta que parecia não ter fim (aliás as estradas na Argentina, nessa parte pelo menos, são infindas, retas). A noite veio, dormimos sem poder enxergar a paisagem e fomos acordados às 5 e meia da manhã com a seguinte mensagem: "Pessoal, acordem. Vocês precisam ver a paisagem deslumbrante lá fora!" Olhei a janela ainda toda molhada pelo sereno e vi! As Cordilheiras, imponentes, maravilhosas ao fundo. Ainda estava escuro, mas dava para ver claramente o pico branco das montanhas. Fui uma das primeiras a saltar do ônibus quando este parou. O nascer do sol começava e uma das visões mais lindas estavam ali a minha frente. Com máquina na mão quis eternizar este momento, porém o que ficou gravado foi a emoção na minha mente. Não existem palavras para descrever. Eu sussurrei: 'que lindo'! E realmente, era perfeito!







Atravessamos a aduana Chilena. A experiência com a neve, a paisagem deslumbrante deu lugar àqueles policiais, fazendo seu trabalho claro, perguntando-nos tudo e revistando nossas bolsas. Estávamos entrando em território chileno!

 







Nenhum comentário: