quarta-feira, 1 de maio de 2013

UMA CRÔNICA AO SOFRIMENTO


UMA CRÔNICA NO MEIO DO JARDIM
Hoje a minha pergunta para Deus foi, instintivamente: Por quê? E imediatamente clamei: Deus, tenha misericórdia! 
Às vezes me sinto assim quando oro por alguns queridos e a resposta não vem, ou a resposta não era a esperada. Sinto como Max Lucado que em um de seus textos colocou: "O nevoeiro do coração partido". Parece que esse nevoeiro quando se instala e rouba a alegria furtivamente, não quer ir embora. E por mais força que façamos, essa névoa densa vai tomando conta e nos impede ver o que há pela frente, o que está lá adiante, fora desse nevoeiro. Pode-se acender lanternas, pode-se tentar tirar obstáculos, mas a densa névoa impede-nos de ver um palmo seguinte, quem dera o amanhã!
Se fosse só a questão de enxergar até daríamos um jeito. Mas o nevoeiro faz-nos céticos com as palavras de ânimo e ajuda que nos chegam em momentos como estes. Parece que toda voz de conforto não tem sentido diante da situação de desconforto. As palavras muitas vezes tornam-se vazias, frias e soltas, por mais sinceras tenham sido da parte de quem as enunciou.
Lembrei-me das palavras de Deus há algum tempo me dizendo que Ele também já passou  por esse nevoeiro. E talvez esse nevoeiro tenha sido o mais denso de toda a história. Era uma noite escura, muito escura. E Ele estava só. Ali diante da aflição, em saber qual seria o passo a seguir, Jesus sente a névoa invadir por segundos o seu coração. "Se for possível Pai, passa de mim esse cálice?" Jesus também orou assim a Deus. Senhor, me tire dessa angústia! Senhor, não me deixe sozinho, mais do que já me sinto!
E Deus me fez ver as palavras seguintes de Jesus: "...contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres". Jesus sentia-se sozinho, abandonado pelos discípulos até em oração. Sentia-se angustiado pois a Bíblia assim relata: "encontrava-se profundamente triste". Jesus sabia do que eu estava falando naquele momento: "Senhor, estou profundamente triste!" Não só de saber, mas por que ele próprio sentira na pele essa angústia, essa névoa que por vez ou outra se instala em minha vida.
Jesus não orou apenas uma vez ao Pai derramando o seu coração, sua dor, sua tristeza, sua angústia. O texto em Marcos, no Jardim do Getsemani, Jesus procura ajuda de Deus e de seus discípulos por três vezes. E sente-se nas três vezes isolado. O seu  pedido não estava sendo ouvido.
Eu já me senti assim! Diante do desconforto, de não saber que rumo tomar, o que fazer em determinadas situações, senti-me profundamente só e sem forças. Tudo parecia conspirar contra mim. A névoa densa não me deixava enxergar além de mim mesma. Era como se todas os problemas ruins resolvessem cair apenas em mim. E inevitavelmente a pergunta vinha: Por que Deus? Por quê?
Eu achava que Deus nunca havia passado por isso, afinal Ele é Deus. Mas a Palavra fez-me ver algo que eu nunca havia enxergado: "...começou a sentir-se tomado de pavor e angústia..." Ele sabia o que eu estava passando, pois sentira na pele! Ele experimentara o jardim do sofrimento e sentira-se só! Ele rogara por passar aqueles momentos cruéis que deixavam-nO cheio de medo e angústia e estava se sentindo muito só! Ele suplicara por companhia, por três vezes, mas não teve nem ajuda em oração.
Você consegue entender isso? Ele sabe da névoa que sentimos não só de ouvir falar, mas por que um dia já passou por situação sofredora. Ele sabe do que estamos falando. Só conseguimos entender, na sua totalidade, o sofrimento de alguém quando também já passamos por situação semelhante. 
Em Hebreus, essa cena do jardim, é descrita assim: "Ele, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte" (Hebreus 5:7) Jesus estava com medo. Estava sofrendo. Jesus chorou. Jesus clamou. Suplicou em oração. Ele sabia o que iríamos passar. Ali, no meio do jardim, estava Jesus como eu, cheio de humanidade.
E de vez em quando eu tenho que revisitar essa cena do Jardim de Marcos 17 para entender que Ele me compreende sim. Sabe o que estou passando. Conhece com propriedade a minha angústia, o meu sofrimento, a minha dor. No meio do nevoeiro eu vejo Jesus! Só Ele pode estar lá. Ele já esteve uma vez por mim. No meio daquele denso nevoeiro, na mais completa solidão, Ele também suplicou. Aliás, o desfecho dessa história você já conhece. Ele poderia ter corrido, ter ido embora, porém preferiu seguir adiante por causa do amor por mim e por você. 
Jesus se assemelhou ao ponto de passar por sofrimentos carnais para dar um recado: "Eu  sei o que você está passando!" Não estamos sozinhos no meio da angústia. Ele também está lá. E talvez ver a vida, os problemas por essa perspectiva faça nos lembrar de que em meio a todo sofrimento possamos ver Deus de uma forma que nunca havíamos visto.
No sofrimento Deus se revela a nós de maneira jamais sentida.
Cabe agora aceitar a mão que a mim se estende. Ele também está lá! 
Alde Maller (Mai/2013)



Foto: Estamos orando Cida e Leandro Jose da Cruz! "Ainda que eu ande no vale da sombra e da morte, não temerei, pois o Senhor está comigo."
Como seguidores de Deus, temo uma enorme vantagem: Nós sabemos que tudo dará certo! Confiar em Deus foi a opção de muitos homens até aqui. E nós faremos o mesmo!
"Ainda que eu ande no vale da sombra e da morte, não temerei, pois o Senhor está comigo."
Como seguidores de Deus, temos uma enorme vantagem: Nós sabemos que tudo dará certo! Confiar em Deus foi a opção de muitos homens até aqui. E nós faremos o mesmo!

Nenhum comentário: