sábado, 23 de fevereiro de 2013

COISAS DO BARDO INGLÊS


No  filme "10 things I hate about you" o professor pede aos alunos que façam uma releitura dos sonetos de Shakespeare. A personagem principal, feita pela atriz Julia Stiles, é do estilo "Megera indomada", que ninguém consegue vencer nos entraves e não se apaixona facilmente. Apesar do enredo ser bem estilo americano: colégio, baile de formatura, jovens brigando por causa da garota sensação do colégio, o 'gostosão' em vantagem com a garota e um rapaz sem chances conseguir aos poucos se aproximar, a atuação de Heath Ledger como o garoto 'esquisito' é impressionante. Aliás esse ator é impressionante em todos os filmes, uma pena ter desistido da vida. No filme em questão, ele é pago para conquistar Kath (Julia Stile) para que o caminho fique livre e a irmã dela possa sair com os rapazes, coisas que o pai é totalmente contra. tem umas cenas engraçadas: as conversas do pai com as filhas sobre a paranoia da gravidez, a música nas escadas do estádio da escola em que Patrick (Heath Ledger) tenta chamar a atenção de Kath, esta na tentativa desesperada de livrar Patrick da detenção, mostra os seios para o professor, e por aí vai. A cena máxima, o clímax, é quando tudo é descoberto, e Kath então já apaixonada pelo rapaz esquisito e sedutor, fica profundamente decepcionada com a atitude mesquinha do moço em ter aceitado a proposta indecente de conquistá-la por dinheiro. É claro que ele também, nesse ínterim, apaixona-se também pela moça de gênio difícil, mas precisará provar que tudo não passou de idiotice de momento. O mais interessante desse roteiro é justamente a forma como Shakespeare é abordado, tanto na personagem principal quanto no poema, em que Kath, visivelmente emocionada faz a leitura da construção de seu poema para toda a classe, olhando para Patrick, totalmente constrangido e pensativo.
Vale a pena assistir pela intertextualidade brilhante!


SONETO 141

Por crer, não te amo com meus olhos,
Pois eles em ti veem mil defeitos;
Mas é meu coração que ama aquilo que desprezam,
Que, apesar de ver, se comprazem com o que sentem.
Nem se alegram meus ouvidos ao som de tua língua;
Nem sentimentos doces nascem de teu toque,
Nem sabor ou perfume são bem-vindos
A qualquer festim sensual a que me convides:
Mas meus cinco sentidos não podem
Dissuadir um coração tolo de servir-te
Que deixas imperturbado como um homem,
Escravo e vassalo de teu coração altivo:
Somente em desgraças conto os meus ganhos,
Pois aquela que me faz pecar, também me faz sofrer.


POEMA DO FILME '10 COISAS QUE EU  ODEIO EM VOCÊ"

Eu odeio o jeito que você fala comigo,
e eu odeio o jeito que você corta seu cabelo
Eu odeio o jeito que você dirige meu carro
Eu odeio quando você encara.
Eu odeio suas grandes e idiotas botas de combate,
e o jeito que você lê minha mente.
Eu te odeio tanto, que me faz ficar doente,
E até me faz rimar.
Eu odeio que você está sempre certo.
Eu odeio quando você mente.
Eu odeio quando você me faz rir,
até mais quando você me faz chorar.
Eu odeio quando você não está por perto,
e o fato que você não me ligou...
Mas ainda por cima eu odeio que eu não te odeio,
Nem perto,
Nem mesmo um pouco,
De jeito nenhum."

Nenhum comentário: